Ismael Gaião O Poeta De Condado

News3

Cordelista, nascido na cidade de Condado no majestoso estado do Pernambuco. Estamos falando do Mestre Ismael Gaião, que tem um jeito único de contar belas histórias e estórias através da Poesia de Cordel.

Na pesquisa feita, encontramos as seguintes informações sobre o Poeta no site https://www.recantodasletras.com.br/autores/ismaelgaiao:

Ismael Gaião da Costa, nasceu em Condado-PE, Zona da Mata Norte de Pernambuco, em 07 de maio de 1961. Atualmente reside no Recife-PE.
Engenheiro Agrônomo, Doutor em Melhoramento Genético de Plantas, Funcionário Público Federal, lotado na UFRPE - Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina.

É Poeta Cordelista e declamador. Publicou 54 (cinquenta e quatro) Cordéis e diversas poesias (sonetos, matutas, sociais).
É filiado à UBE - União Brasileira de Escritores, na qual integra a equipe de Poetas Declamadores.
Conquistou o 1º lugar na 4ª RECITATA - 2009 (concurso de poesia declamada) da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, com nota 10 (dez) no Júri Popular e ficou em 4° lugar no Júri Técnico, declamando a poesia MENINO DE RUA.
Lançou os CDs de Poesias Declamadas, "CAUSOS E CORDÉIS" I e II, em parceria com o Poeta Felipe Júnior, em 2010 e 2015, respectivamente. O 1° foi lançado no Auditório da PRAE na UFRPE.

Publicou o seu primeiro livro: "UMA COLCHA - Cem Retalhos", em março de 2011, pela CEPE - Companhia Editora de Pernambuco, do Governo do Estado com lancanento na Assossiação de Professores da UFRPE.
Realiza o Show "Estandi-upi de Poesia Matuta", em parceria com o poeta Felipe Júnior e o Show "Tripé da Rima", com a poetisa Susana Morais e o poeta Felipe Júnior.
É membro da Academia Interacional de Literatura e Arte, assumindo a cadeira 63 e tendo como Patrono Patativa do Assaré.

Ainda sobre o Mestre, encontramos no sitehttps://memoriasdapoesiapopular.com.br/2014/11/25/poeta-ismael-gaiao-da-costa-sintese-biografica/:

(...)Apresentou espetáculo em parceria com outros colegas poetas: Estandi-upi de Poesia Matuta, com o poeta Felipe Júnior. A comédia apresenta fatos e eventos cotidianos; e Tripé da Rima, com a poetisa Susana Morais e o poeta Felipe Júnior. Ainda com a parceria de Felipe Júnior, lançou o CD de poesias declamadas, Causos e cordéis (2010).

Com o melhor do humor de nossa cultura, ou melhor, mau humor, apresentou Seu Lunga, personagem do folclore nordestino:

SEU LUNGA, tolerância zero


Eu vou falar de Seu Lunga
Um cabra muito sincero,
Que não tolera burrice
Nem gosta de lero-lero.
Tem sempre boas maneiras,
Mas se perguntam besteiras,
Sua tolerância é zero!
Ao entrar num restaurante
Logo depois de sentar,
Um garçom lhe perguntou:
O Senhor vai almoçar?
Lunga disse: não Senhor!
Chame o padre, por favor,
Vim aqui me confessar”.

Seus reconhecidos trabalhos o levaram ao prêmio de primeiro lugar na 4ª RECITATA: concurso de poesia declamada (Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2009), ao receber nota máxima do júri popular, declamando a poesia Menino de rua.

Recentemente o Poeta Ismael Gaião para comemorar os seus 30 anos de Cordel, lançou o CD com o mesmo Título -  ISMAEL GAIÃO 30 ANOS DE CORDEL.

Viva A A RTE DO MEU POVO!

Deixe seu comentário