O homenageado de hoje do “A Arte Do Meu Povo” é um monstro sagrado e consagrado da Cultura Popular Brasileira que neste ano de 2019 completa 100 de genialidade. Considerado por muitos como uma escola de interpretação em canto, foi um dos gandes interpretes de todos os tempos. Dono de um jeito único de interpretação Jackson do Pandeiro, não achou até hoje alguém que chegasse perto do que ele fazia com uma música.
E para render a homenagem, mais que, merecida a esse grande, mega, hiper artista brasileiro recorri até o site http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=760:jackso
n-do-pandeiro&catid=45:letra-j , que trouxe as seguintes informações:
“Cantor,
instrumentista e compositor, José Gomes Filho, conhecido como
Jackson do Pandeiro, nasceu em Alagoa Grande, Paraíba, no dia 31 de
agosto de 1919, filho do oleiro José Gomes e da cantora de coco
pernambucana Flora Mourão (Glória Maria da Conceição).
Aos
oito anos, começou a tocar zabumba e passou a acompanhar sua mãe
nas festas de Alagoa Grande.
Em
1932, após a morte de seu pai, mudou-se com a mãe e os irmãos para
a cidade de Campina Grande, também na Paraíba, onde começou a
trabalhar como entregador de pão e engraxate, para ajudar a
sustentar a família.
Gostava
de assistir aos emboladores de coco e repentistas na feira da cidade,
assim como adorava cinema, principalmente os filmes de faroeste:
Na
época eu brincava de artista, naquele tempo do cinema mudo. Então
tinha aquele pessoal do faroeste, e todo menino fazia suas
quadrilhas, de índio, de chefe de quadrilha, de bandido, e eu era
então o Jack Perry. Comprei um chapelão de palha, um revólver de
madeira, e a gente brincava. Depois fui crescendo, tinha que ajudar
minha mãe a dar de comer à moçada e tive que trabalhar. Parei com
a brincadeira mas fiquei com o nome Jack, só J-a-c-k. Comecei a
tocar pandeiro e os caras: - Come que é, e aí, Jack, Jack do
Pandeiro… Fiquei sendo Jack do Pandeiro.
Em 1936, aos 17 anos, largou o trabalho e foi ser substituto do baterista de um conjunto musical do Clube Ipiranga, sendo efetivado posteriormente como percussionista do grupo.
Em
1939, utilizando o nome artístico de Jack do Pandeiro, passou a
fazer dupla com o irmão mais velho de Genival Lacerda, José
Lacerda, começando a fazer sucesso em Campina Grande.
No
início da década de 1940, mudou-se para João Pessoa, capital da
Paraíba, onde continuou a tocar em cabarés, sendo depois contratado
pela Rádio Tabajara, atuando com o nome artístico de Zé
Jack.
Mudou-se para o Recife, Pernambuco, em 1948,
para trabalhar na Rádio Jornal do Commercio, onde passou a adotar o
nome artístico de Jackson do Pandeiro, considerado de maior efeito
sonoro, formando uma dupla com o já famoso compositor e apresentador
Rosil Cavalcanti.
Só conseguiu gravar seu primeiro
disco pela Copacabana, em 1953, um compacto em 78 rpm, contendo dois
dos seus maiores sucessos, Sebastiana, de autoria do seu companheiro
Rosil Cavalcanti e Forró em Limoeiro, de Edgar Ferreira.
Mudou-se
para o Rio de Janeiro, em 1954, fazendo sucesso com a música Forró
em Limoeiro, na época, um campeão de vendagem de discos.
No
Rio de Janeiro passa a se apresentar em programas de rádio nas
emissoras Tupi e Mayrink Veiga, sendo contratado depois pela Rádio
Nacional.
Em 1956, casou-se com Almira Castilho de
Albuquerque, ex-professora, cantora e dançarina, com quem formou uma
dupla de sucesso até 1967, quando o casamento acabou e a dupla se
desfez. Foi Almira quem ensinou ao marido a escrever seu nome, além
de estimulá-lo a levar sua música para além dos estados da Paraíba
e Pernambuco. Casou pela segunda vez com a baiana Neuza Flores dos
Anjos, separando-se também dela antes de morrer.
Jackson
do Pandeiro também era compositor, porém grande parte das suas
músicas ele colocou no nome da então esposa Almira Castilho. São
da sua autoria alguns sucessos como Na base da chinela, em parceria
com Rosil Cavalcanti; Aquilo bom, em colaboração com José Batista;
Cantiga da perua, com Elias Soares; Cabeça feita, com Sebastião
Batista, entre outras.
Gravou dezenas de músicas
que fizeram sucesso nacional como O canto da ema (Ayres Vianna e João
do Valle), Chiclete com banana (Gordurinha e Almira Castilho) e Cabo
Tenório e Moxotó (Rosil Cavalcanti); 1 a 1 (Edgar Ferreira); Forró
em Caruaru (ZeDantas); Como tem Zé na Paraíba (Manezinho Araújo e
Catulo de Paula), Casaca de couro (Rui de Morais e Silva); Meu
enxoval (Gordurinha e José Gomes); 17 na corrente (Edgar
Ferreira e Manoel Firmino Alves); Coco do Norte (Rosil Cavalcanti);
O velho gagá (Almira Castilho e Paulo Gracindo), Vou ter um troço
(Arnô Provenzano, Otolindo Lopes e Jackson do Pandeiro) entre muitos
outros.
Sua extensa discografia, composta por 137 discos,
foi gravada por grandes selos nacionais, como Copacabana (1953-1958),
Columbia (1958-1960), Philips (1960-1965), Continental, Cantagalo,
CBS, Chantecler, Polygram.
Expoentes da Música Popular Brasileira, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, gravaram alguns dos seus sucessos.
Jackson do Pandeiro morreu no dia 10 de julho de 1982, em Brasília, D.F, sendo enterrado no dia seguinte no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.”
E Vivas para "A ARTE DO MEU POVO"!!!