Poeta Antonio Francisco O Novo Patativa

News3

O homenageado de hoje no “A Arte Do Meu Povo, se descobriu poeta só aos 46 anos, porém de lá pra cá, só vem surpreendendo a todos com uma poesia simples e magnífica , muitos até já o comparam com Patativa do Assaré.


Poeta Antonio Francisco, um talento fenomenal para a nossa cultura popular.


O site http://projetopoetaantoniofrancisco.blogspot.com/ traz a seguinte biografia :

Antônio Francisco Teixeira de Melo(Mossoró, 21 de outubro de 1949) é um cordelista potiguar.

É filho de Francisco Petronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, ainda confecciona placas. Aos 46 anos, muito tardiamente, começou sua carreira literária, já que era dedicado ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e não tinha tempo para outras atividades. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem. Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade de seus versos.

Antonio Francisco em seus poemas utiliza uma linguagem popular, de fácil compreensão, permitindo a viagem ao tempo e ao espaço em que o mesmo relata. Suas poesias tem uma originalidade e simplicidade que encanta pela forma com que ele trabalha com as palavras, organizando-as e mostrando a nossa realidade sociocultural.

Ele é sensível as pequenas coisas da vida, e através da poesia retrata o passado fazendo comparações com nosso presente e até prevendo o futuro.

Não é difíci encontrar textos ou áudios do Poeta Antonio Francisco na internet.”



E VIVA “A ARTE DO MEU POVO”!!

Deixe seu comentário